Cátia Rodrigues

6 Benefícios do Reiki para o bem-estar do corpo e da mente

Na minha busca por autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e autocura, que iniciei há cerca de 10 anos, o Reiki foi uma das terapias que descobri. Na verdade foi o primeiro passo, porque me recordo de uns anos antes ter feito uma sessão de Reiki numa feira holística e a sensação de bem-estar foi tão maravilhosa que quis aprofundar mais sobre ele.

O Reiki, palavra que significa “universo” (Rei) e “energia vital” (Ki), é uma terapia complementar, de origem Japonesa, que incentiva o desenvolvimento pessoal e espiritual, possibilitanto o bem estar físico e mental. Foi descoberto no início do século XX, por um praticante do Budismo Tendai, o japonês Mikao Usui. Quem desejasse seguir os seus ensinamentos deveria submeter-se a um ritual: Usui tocava levemente cada discípulo por um determinado tempo, aquilo que hoje em dia  podemos chamar de “sintonização”, ritual no qual um Mestre de Reiki liga qualquer pessoa à fonte de energia vital, à qual se seguem 21 dias de autocura. O Reiki utiliza alguns símbolos de origem taoísta, cujas imagens têm o poder de restabeler a saúde humana, sendo que se rege também por 5 principios:

Só por hoje, sou calmo,
Só por hoje, confio,
Só por hoje, sou grato,
Só por hoje, trabalho honestamente,
Só por hoje, sou bondoso

Ao praticarmos os princípios, compreendemos que ao vivê-los no aqui e agora estamos a viver com mais calma, confiança, gratidão, verdade e bondade.

O Reiki, como acontece com muitas outras áreas, ganhou várias ramificações quando ganhou fama e se expandiu, sendo que algumas escolas reivindicam para si o título de linhagem que segue o Reiki Tradicional. Na minha opinião pessoal, qualquer pessoa iniciada em Reiki está ligada a Mikao Usui e ao Reiki, independentemente de quem foi o Mestre que sintonizou, desde que seja, claro está, um Mestre devidamente credenciado.

Ao longo de vários anos, conclui os 3 níveis de Reiki, quando senti que os deveria fazer. Atualmente tenho o terceiro nível de Reiki e tenho o curso de Terapeuta Complementar de Reiki, embora atualmente não trabalhe nessa área e aplique Reiki, essencialmente, para fins pessoais, para manter a minha boa saúde e bem-estar emocional, ou em situações pontuais em que necessito de me enraizar e restabelecer o meu equilíbrio energético. Curiosidade: Eu trato as minhas dores de cabeça com Reiki. O tempo que iria demorar um compromido a atuar é exatamente o tempo que demoro a fazer uma mini-sessão de auto-Reiki na zona da cabeça. E sempre funciona! 🙂

Se ainda não és Reikiana, aconselho-te vivamente que te inicies no Reiki. E assim podes usufruir para sempre desta fonte de energia vital em qualquer altura que necessite e usá-la para manteres uma boa saúde e bem-estar.

Deixo-te de seguida a minha lista de 6 benefícios do Reiki para o bem-estar do corpo e da mente:

1 – Reduz a dor crónica. O relaxamento produzido durante uma sessão de Reiki contribui para a diminuição dos níveis de stress, o que contribui para reduzir a tensão e a fadiga musculares. Desta forma, pode haver melhora de dores musculares e de cabeça, reduzindo a necessidade do uso de químicos. Enquanto trabalhei como Terapeuta Complementar de Reiki, verifiquei isto mesmo nos meus clientes. Alguns sofriam de enxaquecas há muitos anos e conviviam com essa dor e desconforto diariamente, o que me surpreendeu e chocou, e ao fim de 3 sessões os sintomas das enxaquecas desapareceram. O Reiki funcionou de tal forma nestas situações, que muitas pessoas acabavam por recomendar aos seus amigos que padeciam do mesmo problema.

2 – Diminui a insónia. A sensação de bem-estar proporcionada durante uma sessão de Reiki aumenta a liberação de hormonas como a serotonina e a endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insónia. Além de que, o Reiki causa relaxamento, o que também contribuir para uma melhor noite de sono. Um dos meus clientes mais céticos curou as suas insónias com Reiki. Ele recebeu um pacote de 6 sessões como prenda de aniversário da esposa e da filha, porque dormia apenas 3 horas por dia, o que o estava a deixar com sintomas de cansaço extremo e irritabilidade. Ao fim de 3 a 4 sessões, este senhor já dormia 6 horas por noite, o que era o suficiente para as suas necessidades, algo que o deixou muito feliz e a mim também! 🙂

3 – Ajuda a regular o peso. Um dos objetivos do Reiki é equilibrar o fluxo de energia, o que auxilia a manutenção do peso ideal. O Reiki pode estabilizar o apetite, deixando-nos mais conscientes das necessidades nutricionais do corpo, além de aliviar o stress, que é um dos principais causadores de distúrbios alimentares.

4 – Fortalece o sistema imunológico, com o aumento dos linfócitos, que são os grandes responsáveis pelo controlo do nosso sistema imunológico e pelo combate natural às doenças. Um sistema imunitário forte e saudável, por sua vez, contribui para mais facilmente evitarmos doenças.

5 – Melhora a nossa energia vital. As sessões de reiki têm a capacidade de limpar, clarificar e ordenar o nosso campo energético, sendo que esta técnica ajuda a alinhar os chacras – que são os nossos centros energéticos e podem estar bloqueados em desalinhados – melhorando o fluxo e a distribuição de energia vital pelo nosso corpo.

6- Reduz o stress e a ansiedade e proporciona um relaxamento profundo. As sensações proporcionadas durante uma sessão de Reiki podem variar de pessoa para pessoa e de sessão para sessão. Pessoalmente, penso que a melhor sensação que podemos ter do Reiki é a sensação de termos ondas de energia a virem na direção da área do nosos corpo onde a energia estiver a atuar. Algumas pessoas referem sentir formigueiro, calor, frio, ou nada… Independentemente da sensação que se tenha, e desde que se mantenha a mente ocidental analítica, controladora e mental lá fora (porque se não o fizerem, não vão conseguir desfrutar da sessão e do seu potencial curativo e de relaxamento), o Reiki proporciona uma enorme sensação de relaxamento e bem-estar profundo, sendo por isso uma excelente técnica para restabelecer o equilibrio emocional e amenizar sintomas de depresão e ansiedade.

Outros artigos que talvez te interessem:

10 afirmações positivas poderosas para conquistares uma saúde perfeita

3 crenças limitadoras que te estão a impedir de estar em forma

Jantar com… Cátia Rodrigues: DISC (e mais sobre a minha paixão pelo Desenvolvimento Pessoal)

 

O excesso de peso pode ser um desafio de desenvolvimento pessoal

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.