Cátia Rodrigues

Descobre os 7 erros que estás a fazer e te estão a impedir de ser Fit

Chegou o artigo que mais ansiavas por ler, porque não estás a conseguir ter um corpo Fit e já não sabes mais o que fazer para dares a volta a isso! Calma… Eu explico tudo de seguida, com a minha lista dos 7 erros que estás a fazer e te estão a impedir de ser Fit 😉

1 – Não treinas musculação

Muitas mulheres fogem do treino com pesos, por terem medo de ficarem demasiado masculinas. Este é principal motivo pelo qual têm grande dificuldade em ficarem com um corpo Fit.

A realidade é que nós mulheres não temos assim tanta facilidade em ganhar massa muscular, até porque temos muito menos produção de testosterona do que um homem, que é a hormona com propriedades andróginas e anabólicas, responsável pelo aumento muscular. A testosterona é considerada a hormona anabólica mais importante do corpo e está associada a força física, resistência e desempenho, estando por isso diretamente ligada ao desenvolvimento muscular.

 

2 – Passas demasiado tempo no ginásio

Este é um erro que vejo as mulheres fazerem como muita frequência: Passam 1h30 ou 2 horas no ginásio a seguirem um plano de treino demasiado extenso, que além de ser desmotivante, nã

o traz os resultados esperados para quem pretende melhorar a sua composição corporal. E por favor, tem em atenção ao tempo que perdes a falar com o pessoal entre séries e exercícios. Garanto, por experiência própria, que conversas no meio do treino não produzem resultados positivos. Como diz o famoso treinador Waldemar Guimarães: Fecha a cara e treina!

Em suma, o ideal é que o treino seja curto, intenso e concentrado em poucos exercícios. Treinar em menos de 1 hora é o ideal e tentar ir o máximo possível até à sub-falha e falha na execução dos exercícios, recorrendo também à ajuda de um treinador ou parceiro de treino e explorando dessa forma o potencial das séries negativas, são algumas excelentes opções para quem quer definir o corpo.

3 – Fazes demasiadas aulas de grupo ou treino de cardio

Se queres ter um corpo definido e tonificado foge dos aparelhos de cardio e das maratonas de aulas. Mas foge com gosto! A não ser que queiras treinar resistência muscular ou cardiovascular, mas que não oferecem quaisquer ganhos em termos de aumento ou definição muscular, fazer aulas durante 3 horas seguidas ou passar 1h30 m nos aparelhos de cardio não te vai ajudar a ficar a ter um corpo Fit. Pelo contrário… Basta olhares à vossa volta para constatares que a esmagadora maioria das pessoas que se dedica apenas a fazer aulas de grupo, muitas vezes está até acima do peso. Isto acontece também, porque sem reeducação alimentar não há gasto calórico que valha! O que nos leva ao próximo tópico da lista…

 

4 – “Eu treino para poder comer”

Esta é uma frase muito batida em qualquer ginásio, academia ou healt club e é precisamente esta crença que leva a que muitas pessoas, por mais que treinem, por mais horas que treinem, nunca consigam controlar o peso ou atingir um corpo Fit. Eu detesto ouvir esta frase!

A verdade é que se fizeres aulas durante 2 ou 3 horas para gastares X calorias ou, como algumas pessoas fazem por desconhecimento ou ignorância; ou contares as calorias que gastas na passadeira para compensares os estragos que fizeste ou sabes que vais fazer na tua alimentação, dificilmente vais notar alterações na tua composição corporal. As calorias não são todas iguais e facadas na alimentação saudável, repetidas com frequência, levam apenas a estagnação e a não conseguires ter o corpo definido e tonificado que pretendes.

 

5 – Treinas TODOS os dias da semana

Quando estamos a treinar – eu refiro-me a treinar a sério e com afinco, não a fazer caminhada na passadeira durante 1 hora – estamos a dar uma tareia no nosso corpo, estamos a massacrá-lo e a destruir músculo. É por meio do devido repouso e da alimentação e suplementação correta vamos entrar no modo de “reconstrução”. Ora, se não dermos os nutrientes e o descanso que o nosso organismo necessita para se recuperar dos treinos, dificilmente iremos conseguir melhorar a nossa composição corporal, isto é aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura.

Ao longo dos anos em que tenho vindo a trabalhar nesta área, constatei um fato muito interessante que partilho convosco: os meus colegas que davam imensas aulas de grupo todos os dias, assim que iam de férias e deixavam de treinar, repousavam mais e até cometiam alguns excessos na alimentação, regressavam com menos massa gorda e mais massa muscular. Intrigante, mas faz todo o sentido. O nosso corpo é inteligente. E daqui se compreende o que a carência de nutrientes e a falta de repouso adequado fazem ao nosso organismo.

 

6 – Ingeres poucas calorias

Ficar magra e flácida é muito mais fácil do que ficar Fit. Muitas mulheres caem no erro de ingerir poucas calorias durante o dia e ainda passam horas a treinar. Assim, dificilmente conseguem ter um corpo tonificado. Pelo contrário, entram em estado catabólico, ou seja, o corpo não está a obter os nutrientes necessários e por isso começa a destruir os seus próprios tecidos – sobretudo músculo! – para obter as calorias que não está a conseguir obter através da alimentação. Por outro lado, vejo muitas mulheres começarem a treinar e na segunda semana já estão a tomar batidos de proteína, quando ainda nem sequer mexeram na sua alimentação, que é a base de todos os bons resultados.

Na realidade, se queres ter um corpo Fit deves comer bem, com qualidade e com lógica em termos de distribuição de macronutrientes e micronutrientes. E, sim, vais ter que pesar a comida. Se para fazermos um bolo e ele ficar com o sabor e consistência que queremos, pesamos naturalmente os ingredientes, para criarmos e mantermos um corpo em forma, temos naturalmente que comer na proporção certa para nós, isto é, de forma personalizada.  Para isso, deves procurar um bom nutricionista (sublinho “BOM” nutricionista) ou um Treinador com formação em nutrição (altamente recomendável).

 

7 – Não consegues seguir uma “dieta” mais do que uma semana

Risca a palavra dieta da tua vida. A dieta é uma armadilha que só funciona durante um curto espaço de tempo. As dietas têm princípio meio e fim. O que é que toda a gente mais anseia quando começa uma dieta? Que ela termine (para depois voltar aos mesmos hábitos alimentares e recuperar o peso perdido…) A maioria das pessoa adia o início da dieta. E quando a começa, espera ter resultados espetaculares em pouco tempo. E daí também o sucesso que produtos “banha da cobra” têm junto das pessoas mais desesperadas, daqueles que prometem menos 5 kg numa semana (ou seja, perder massa muscular e água num curto espaço de tempo e depois recuperar tudo de novo)

Pensa antes em reeducação alimentar, em hábitos que deves mudar e que possas levar para a vida toda e que te permitam manter o peso o ano inteiro, sem fazeres parte do “rebanho” que aumenta de peso no Natal, na Páscoa, na passagem de ano, nas festas de aniversário, nos jantares com amigos… Percebes o que quero dizer? Muda as tuas crenças, escolhe bem as tuas prioridades e a que grupo de pessoas queres pertencer e a pessoa que TU queres ser. TODO o ano! Podes ter vida social e ir jantar fora mas aprende a fazer escolhas sensatas que não ponham em causa todo o trabalho sobre ti mesma.

Outros artigos que talvez te interessem:

Qual é o melhor suplemento para queimar gordura?

Para se ser diferente, tem que se fazer diferente

Os meus 7 hábitos para ter uma barriga definida

7 Segredos para te sentires bem enquanto perdes peso

A verdade que nunca ninguém te contou sobre como controlar o apetite

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.