Cátia Rodrigues

6 Hábitos de mulheres com rabos altamente tonificados

Sim, o título do artigo, que soa um bocadinho parvo, é uma brincadeira que fiz com o título de um livro muito famoso de Steven Covey, porque aliar criatividade e sentido de humor é uma benção do Universo e eu sou altamente parvinha e divirto-me à brava! Eheheheheh 😛

Este é um dos meus artigos favoritos e um dos que mais gozo me deu escrever. E porquê? Bom… Conhecem alguma mulher que não sonhe em ter uns glúteos bem desenhados? Eu não! E ao longo das abençoadas 2 décadas de treino com pesos e mais uns quantos trabalhando nesta área, de todas as vezes que uma mulher me abordou nos ginásios onde treinei ou trabalhei, o motivo ia sempre bater em um de dois tópicos: o que fazer para ter abdominais definidos? E… o que fazer para ter um rabo mais tonificado?

É claro que a genética de cada pessoa tem bastante peso na facilidade, ou não, de aumentar/tonificar os glúteos, sendo que o fator idade também pode interferir nisso, uma vez que a partir dos 30 anos, perdemos 1 % de massa muscular por cada ano que passa. Ainda por cima, ó meu Deus, o rabo feminino é constituído sobretudo por gordura. Aiaiai… bora correr atrás do prejuízo!

Também sabemos que, hoje em dia, muitas mulheres recorrem ao silicone para dar um aspeto mais arredondado aos glúteos. No entanto, este artigo dirige-se a mulheres reais, que têm objetivos realistas e que estão determinadas a adotar hábitos diários que lhes permitam ter bons resultados recorrendo a métodos simples, naturais e com efeitos comprovados.

Bora passar ao que te interessa a ti, que vais querer chegar ao Verão na tua melhor versão de sempre!

1. Sabem que a regra é simples: 80 % alimentação e 20 % treino

Ó verdade cruel… Eu sei que poucas pessoas associam um bom glúteo à comida que ingerem. Mas um bom glúteo começa no garfo. Ahah 🙂 Sim, o que escolhemos para nos alimentar diariamente tem um peso enorme nos nossos resultados. E, por experiência própria, e também pelo que vejo de outras atletas à minha volta, a boa alimentação diária contribui em larga escala para a nossa composição corporal. Isso nunca falha. Esquece os alimentos processados de vez se queres ter resultados. Deverás comê-los 1 a 2 vezes por mês. Sacrifício? Quando começares a ver a bomba em que estás a tornar, vais preferir, de longe, estar em forma e adorares ver-te ao espelho muito, muitooooooo mais do que comer pizza ou bolachas! Confia no processo 🙂

2. Squat, baby, squat!

Musculação é a sua religião. Não te iludas! A mulher que tem um rabo altamente tonificado não dedica nem um minuto do seu precioso tempo a fazer exercícios de 4 apoios com caneleiras (Hum?!). A mulher que tem um rabo altamente tonificado é uma mulher que agacha! E, não, ela não agacha com kettlebells e halteres de 10 kg, em cima de steps (Desculpa?!). Vai lá pegar na barra livre, mete carga decente e suportável e agacha como uma atleta a sério! Atenção à cadência do exercício também! Se ainda não estiveres à vontade com a barra livre, faz agachamentos na Smith Machine. Se não estiveres habituada a fazer agachamentos, de todo, começa pelo básico. Fala com o instrutor do teu ginásio (ou comigo, que também dou treino personalizado e te posso fazer um plano de treino à tua medida) 😉

3. Bebem ÁGUA, muitaaaaaaa água!

Este hábito é TÃO importante, mas tão poucas pessoas o seguem… A água é ESSENCIAL para o nosso organismo se manter hidratado, para os nossos orgãos funcionarem da forma correta, para a nossa pele e cabelos terem um aspeto saudável e não baço e envelhecido. No que toca ao bumbum, bem… o consumo de água, neste caso, essencialmente contribui para deixar a nossa pele com um aspeto radiante e saudável e para diminuir a aparência da celulite.

Nós, mulheres, devemos ingerir pelo menos 1 litro de água por cada 25 kg de peso corporal. Ou seja, se pesares 50 kg, precisas de beber pelo menos 2 litros. Mas se tiveres um dia-a-dia atarefado, exigente fisicamente, e praticares desporto de forma assídua, deverás aumentar essa ingestão.

Se não gostas do sabor da água, podes beber chás ou tisanas e ainda recorreres a produtos aromatizantes sem adição de açúcar. Eu uso regularmente o Chá Thermojetics, um concentrado de extrato de chá com efeito termogénico (ajuda na queima de massa gorda e impede também que a gordura se acumule no nosso organismo, pelo que além de o tomar ao pequeno-almoço, também bebo quando faço uma refeição mais calórica para diminuir o “estrago”). E adoro usar o concentrado de Herbal  Aloé com sabor a manga, sem qualquer adição de açúcar!

4. Têm uma alimentação rica em proteína

As proteínas têm uma função construtora no nosso organismo e, como tal, desempenham um papel essencial na construção/reconstrução dos músculos. Nas mulheres, recomendo a ingestão de entre 2 a 4 gr de proteína por cada kg de peso corporal. Não se deixem levar por mitos de que a proteína faz mal ao fígado ou aos rins. Além de não ser verdade, se fosse tanto eu como outros culturistas estávamos neste momento a fazer hemodiálise. Mitos urbanos non sense!

Por vezes, mesmo com uma dieta equilibrada, é difícil atingirmos a quantidade de proteína diária adequada às nossas necessidades. E por isso, além dos alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos e laticínios, é habitual o recurso a suplementos ricos neste macro-nutriente quando já se está numa fase sólida do treino (com menos de 6 meses de treino não aconselho que gastem dinheiro em proteína whey, por exemplo, porque não se justifica o investimento… além de que tem que se ter em conta a intensidade do treino e frequência semanal do mesmo).

Quando já tiveres uma base sólida de treino/alimentação, recomendo os batidos de proteína Whey e caseína. Outra opção muito válida, mesmo nas fases iniciais, são os batidos substitutos de refeição. São práticos, fáceis de preparar na véspera e levar no dia seguinte para o trabalho; são deliciosos, baixos em calorias e estão cheios de vitaminas e minerais, essenciais para o nosso organismo estar bem nutrido do ponto de vista celular.

5. Terminam os duches com água fria. BRRRRRRRRRRR!!!!

Isto pode custar inicialmente (e sempre que está frio) mas traz tantos benefícios para a saúde aparência da nossa pele!

Senão vejamos… Terminar o duche com água fria, além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea, contribui para acelerar a recuperação muscular, para acelerar o metabolismo – o nosso organismo tem que manter uma temperatura constante, pelo que usar água fria vai fazer com que o nosso corpo aumente o gasto de calorias.

Tomar banho com água fria a pele contribui ainda para conservar a firmeza e elasticidade da pele, em oposição ao uso de água quente, que torna a pele flácida, podendo inclusivamente ressecá-la, dando-lhe um aspeto pouco saudável

E, por fim, a água fria possui também um efeito diurético e melhora as qualidades depurativas do organismo, contribuindo assim para evitar a formação de nódulos de gordura. E adivinha onde muitas de nós acumulam mais gordura corporal? Isso mesmo: no rabo!

6. Usam uma boa loção hidratante diariamente 

Se tens tendência para ter estrias, ou se és o tipo de pessoa que perde e ganha peso muito rapidamente (efeito yo-yo), este é um dos tópicos que merecem toda a tua atenção.

Uma pele bem hidratada é uma pele com menos tendência para ter imperfeições. Já falamos em cima sobre a importância da ingestão de água, fundamental para hidratar de dentro para fora. No entanto, a hidratação exterior, tópica, e o fornecimento de nutrientes essenciais fazem toda a diferença para se ter uma pele bem nutrida e com uma aparência perfeita.

Manter uma pele bem cuidada e nutrida, combate o envelhecimento precoce, proporciona brilho, elasticidade e vivacidade à pele e isso inclui, claro, a pele do rabiosque!

Eu uso diariamente a loção para Mãos e Corpo Herbal Aloé para manter os níveis de nutrição e hidratação no ponto certo e a minha pele ficar macia e suave todo o dia, todos os dias.

spero sinceramente que as minhas dicas te ajudem a atingires o teu objetivo e se precisares de esclarecer alguma dúvida, dispõe 🙂

Outros artigos que talvez te interessem:

Descobre os 7 erros que estás a fazer e te estão a impedir de ser Fit

Os meus 7 hábitos para ter uma barriga definida

 

Para se ser diferente, tem que se fazer diferente

Qual é o melhor suplemento para queimar gordura?

 

3 crenças limitadoras que te estão a impedir de estar em forma

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.