Cátia Rodrigues

7 Benefícios da musculação para mulheres

Ainda são muitas as mulheres que fogem da musculação, ou que treinam mas muito levezinho, ou que não treinam tronco para não ficarem “grandes”, devido mitos fortemente enraízados na nossa cultura sobre o quanto a musculação não é o melhor desporto para as mulheres. Eu afirmo o oposto, sem reservas: A musculação é o MELHOR desporto para as mulheres! Vê abaixo a lista de alguns dos maiores benefícios da musculação para o sexo feminino 🙂

1 – Emagrece!

Quem disse que a musculação só serve para ficar “grande”? Puro mito…  Podes perder peso com musculação. Sabes porquê? Antes de mais, porque aquilo que emagrece, na prática, é o défice calórico que criares na tua alimentação, isto é se tens uma alimentação limpa e saudável ou não. Uma boa nutrição é a base de tudo e ela deverá estar adequada ao teu objetivo.

Já reparaste como há tantas pessoas eternamente acima do peso e que, no entanto, frequentam o ginásio há meses, até anos? Elas podem fazer HORAS de aulas de grupo, HORAS de passadeira, podem até fazer musculação… Mas o que vai mudar a sua composição corporal é o que comem!

Em suma, podes treinar musculação e emagrecer, mantendo um excelente tónus muscular. Quanto mais aprimorares a tua base de nutrição e as tuas bases de treino, aliando ambas as vertentes, sem desculpas, melhores serão os teus resultados.

 

2 – Previne a osteoporose 

Este tópico dava pano para mangas… Por onde começar? Novamente, neste caso, uma boa nutrição é a base e devemos, neste caso, apostar na ingestão de alimentos ricos em cálcio. E não, o leite não é o melhor alimento para fornecer cálcio, porque não é o que melhor fixa nos nossos ossos. Opta antes por vegetais de folha verde escura. E por favor, deixa de consumir alimentos à base de açúcar e refrigerantes. São os piores alimentos que podemos ingerir e os que mais roubam cálcio aos nossos ossos.

Por outro lado, à medida que vamos envelhecendo, passando a barreira dos 30 anos – e se formos sedentários e não praticarmos qualquer atividade física – os ossos perdem densidade porque acompanham o músculo que está também cada vez mais fraco. Logo, a solução para aumentar a massa óssea, é aumentar a força muscular e, com isso, aumentar a massa muscular. Daí ser tão importante as mulheres, que são o género com mais tendência para ter osteoporose, praticarem musculação e quanto mais cedo melhor!

 

3 – Contribui para queimar gordura corporal

Muitas pessoas desconhecem este fato e por isso fazem horas intermináveis na passadeira e dificilmente verificam melhorias na sua composição corporal. A verdade é que o treino aeróbio proporciona a queima de calorias durante o tempo em que praticas o exercício, mas assim que sais da passadeira ou da bicicleta, observa-se um abrandamento substancial na queima calorias. A grande vantagem da musculação é que, além de proporcionar um excelente gasto calórico, quando praticada com intensidade, queima calorias até entre 24 a 48 horas depois de terminado o treino. Em suma, quanto mais intenso for o treino da musculação, maior será o tempo em que queimas calorias.

O aumento de massa muscular é outro motivo que prova que musculação queima calorias e quanto mais massa muscular uma pessoa tiver, maior será o seu gasto calórico.

 

4 – Melhora a postura

Manter a coluna alinhada e reta é fundamental para evitar o surgimento de várias doenças que afetam outros órgãos. A própria dinâmica da prática de musculação, em si, implica movimentos mecânicos executados de forma concentrada e o respeito pelas nossas “alavancas corporais” e uma boa postura atua diretamente na prevenção de problemas musculoesqueléticos e reabilitação física, como por exemplo, hérnia de disco, lesão de joelho, lombalgia, cervicalgia, condromalacia, tendinite, bursite, quedas, entre outras…

Praticar musculação ajuda a melhorar a postura, nomeadamente os exercícios que mexem com os músculos eretores da coluna, os peitorais, abdominais e região posterior das coxas. Fortalecer a musculatura das costas e da lombar é essencial para se ter uma boa postura, por isso não tenhas receio de treinar tronco, porque não vais ficar muito musculada e a saúde da tua coluna agradece.

 

5 – Reduz a aparência de celulite 

Podemos afirmar que a celulite, essencialmente, é uma das formas que a Mãe Natureza deu às mulheres para acumularem reservas de gordura corporal. É rara a mulher que não tem celulite e até as mulheres magras podem tê-la.

Quanto muito, podemos diminuir a sua aparência e isso passa por:

  • Ter uma alimentação saudável todo o ano, rica em legumes e vegetais – que nos proporcionam fibras e saciam a nossa fome – cereais integrais, fontes animais e vegetais de proteína – que é o único macro-nutriente reconstrutor de tecidos e isso inclui os músculos – MUITA ÁGUA, repito: MUITAAAAAAAAAA ÁGUA – ingerir pelo menos 1 litro de água por 25 kg de peso corporal.
  • Fazer algum tipo de atividade aeróbica, como caminhada
  • Praticar musculação, com a supervisão e planificação de treino por parte de um instrutor devidamente credenciado

 

6 – Aumenta a definição do teu corpo 

Em Inglês, a palavra musculação é “bodybuilding”, o que numa tradução livre poderia ser “construir o corpo”. Na verdade, a musculação é mesmo a arte de construir o corpo que se quer (em conjunto com alimentação adequada). Ao seguires um plano de treino personalizado para os teus objetivos, e mudando-o também com alguma frequência – 6 a 8 semanas – se persistires e nunca desistires, garanto-te que vais atingir o teu corpo de sonho.

Nós mulheres não temos assim tanta facilidade em ganhar massa muscular, até porque temos muito menos produção de testosterona do que um homem, que é a hormona com propriedades andróginas e anabólicas responsável pela força e pelo aumento muscular. Não fujas dos pesos e não tenhas medo de aumentar as cargas e treinar com intensidade e até à falha. Isso apenas te vai ajudar a esculpir o teu corpo. Carregaaaaaa!

 

7 – Melhora a auto-confiança e auto-estima

Quanto melhor te cuidas e te sentes no teu corpo, mais gostas de ti e de te ver ao espelho. Penso que isto seja básico e também essencial para qualquer pessoa: aprender a gostar de si mesmo e amar-se genuinamente. A prática de musculação desafia-te, faz-te evoluir, faz-te desenvolver e ficar mais forte física mas também psicologicamente. A cada treino sentes as diferenças no teu corpo, aprendes a gostar do que vês ao espelho, habituas-te a ficar bem com a roupa que vestes, aprendes a gostar de ti incondicionalmente. Isso, para mim, vale cada treino e não tem preço.

Outros artigos que talvez te interessem:

Os meus 7 hábitos para ter uma barriga definida

Descobre os 7 erros que estás a fazer e te estão a impedir de ser Fit

3 crenças limitadoras que te estão a impedir de estar em forma

 

6 Hábitos de mulheres com rabos altamente tonificados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.