Cátia Rodrigues

Qual é o melhor suplemento para queimar gordura?

“Qual é o melhor suplemento para queimar gordura?”

Esta é sem dúvida uma das questões que mais pessoas fazem a Instrutores de Fitness, Nutricionistas e donos de lojas de suplementos alimentares. E não é para menos! É que o excesso de gordura, aquela camadinha espessa que treme sempre que nos mexemos e teima em não desaparecer é precisamente aquilo que nos impede do nosso corpo ter o aspeto tonificado que tanto desejamos…

A resposta à pergunta “qual é o melhor suplemento para queimar gordura?” é… adotar uma alimentação saudável e manter um estilo de vida ativo para toda a vida. Quando podes começar? AGORA! Agora podes começar a mudar os teus hábitos de alimentação e estilo de vida. Não acredito em dietas. Não acredito mesmo em dietas. Porque sei que na cabeça da maioria das pessoas a “dieta” tem um princípio e um fim… e depois esfregamos as mãos de contentes porque vamos “poder” começar a comer todas as porcarias que sabíamos que não devíamos e que nos levar onde? Exato: ao mesmo ponto em que começámos a dieta ou até mesmo pior… E depois, claro, bate o desespero e a frustração. Baixamos os braços e achamos que nunca na vida vamos conseguir controlar o nosso peso.

Para mim a palavra “dieta” é o que como diariamente, são as escolhas conscientes que faço a cada refeição, sem que esteja a seguir propriamente um plano. Aliás, acho que seguir um plano alimentar é precisamente o que desmotiva a maioria das pessoas. Não imaginam a quantidade de pessoas que desistem ao fim de 2 semanas ou que adiam eternamente o início da dieta. Equilíbrio é a chave de tudo. Basta fazermos reeducação alimentar, aprendermos a fazer escolhas saudáveis, fazermos pequenas alterações no tipo de comida que habitualmente comemos, sabermos qual é o melhor momento para também comermos algo que gostamos e que vamos deixar de comer tantas vezes para o nosso bem-estar global.

Tenho algo importante para te dizer sobre este tema, algo que provavelmente nunca ninguém te disse. Só vais conseguir perder peso e sobretudo mantê-lo (e acredita… manter o peso é mesmo o mais difícil!) quando:

  • DECIDIRES o que queres e agires de acordo diariamente de acordo com o que queres;
  • INTERIORIZARES que precisas de mudar a tua relação com a comida e precisas de aprender a respeitar o teu corpo de todas as formas, fornecendo-lhe os nutrientes, a água e a atividade física de que necessita. E isto não acontece de um dia para o outro. Acontece passo-a-passo e ao TEU ritmo, errando e aprendendo, à medida que vais deixando velhos hábitos e assimilando e validando informação nova que te vai tornar mais saudável, ter mais energia e fazer-te sentir mais feliz com a pessoa que és e como isso também corresponde com o que vês ao espelho.
  • AGIRES de acordo com o que vais aprender sobre alimentares-te de forma saudável diariamente e fazeres alguma atividade física diariamente. Não falha. Só falha se tu falhares.
  • Há alimentos que poderão contribuir para estimular o teu metabolismo. No entanto, eles só irão funcionar se estiverem integrados numa alimentação saudável global, que é a base de tudo. Por si só, não adiantam de nada.

Sei que há por aí toda uma indústria de controlo de peso que vive do pensamento mágico e de milagres, é por isso que decidi que eu só trabalho com pessoas realistas, com os pés assentes na terra, que estão dispostas a mudar hábitos e estão cientes que isso implica persistência e consistência. E garanto que os resultados são muitos melhores e mais duradouros e eficazes, porque ensino pessoas a serem mais conscientes das suas escolhas diárias.

Faz um favor a ti mesmo e NÃO acredites em produtos ou dietas milagrosas que prometem que te vão fazer perder 10 Kg num mês! Vais perder essencialmente água e massa muscular e quando voltares aos velhos hábitos alimentares, que já sabes que é o que vai acontecer, o peso volta e como já disse anteriormente, muitas vezes até traz mais uns quilos extra…

Para perderes peso de uma forma efetiva e duradoura, deves perder entre 600 gramas a 1,2 Kg por semana. Ora, isto dá entre 2,4 Kg a 4,8 Kg por mês. E outro dado importante que é essencial ressalvar: o peso é apenas um indicador, tal como índice de massa corporal (relação peso/altura). Mais importante do que o peso é a nossa composição corporal, a relação entre massa muscular, que nos ajuda a ter um aspeto mais tonificado, e massa gorda, de que toda a gente se quer livrar um bocadinho, quanto mais não seja para o braço não abanar quando dizemos adeus! Então, a questão de quanto pesamos acaba por ser relativa e cada caso deve ser analisado individualmente. É bom que durante a nossa interiorização de novos conceitos a nossa composição corporal mude e consigamos criar massa muscular e perder massa gorda. Isso consegue-se com 80 % boa nutrição e 20 % de exercício físico.

Há mais soluções milagrosas atualmente para se perder muito peso, sendo que nos EUA estão inclusivamente a ser utilizadas em adolescentes de 16 anos. As bandas gástricas e cirurgias afins contribuem para se perder muito peso inicialmente… depois a perda de peso torna-se mais lenta e a médio prazo, a pessoa que foi alvo dessa intervenção recupera todo o peso outra vez. Sendo que se verificou também o aumento da incidência de fraturas (constatou-se que quem se submete a esta cirurgia, fica com ossos mais frágeis, sem que ainda haja uma explicação concreta).

A não ser que a pessoa alvo da intervenção cirúrgica tenha apostado no seu autoconhecimento, aprofundado e interiorizado conceitos novos sobres alimentação e tenha mudado o seu estilo de vida, ela não aprendeu nem ganhou rigorosamente nada com esta cirurgia…

Gostaria que refletisses sobre isto: és uma pessoa realista, especial, com os pés assentes na terra, que está determinada a mudar os seus hábitos alimentares e estilo de vida, para a vida? Ou queres fazer parte do grande grupo de pessoas à procura de milagres todos os anos, religiosamente, uns meses antes do Verão, descurando o corpo e a saúde durante o resto do ano?

 

Outros artigos que talvez te interessem:

Treino Funcional no Palácio Quinta da Piedade

 

Descobre os 7 erros que estás a fazer e te estão a impedir de ser Fit

Os meus 7 hábitos para ter uma barriga definida

3 crenças limitadoras que te estão a impedir de estar em forma

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.