Avançar para o conteúdo

Recuperação Pós-Parto

Recuperação pós-parto


Normalmente é nesta fase que a maioria das mulheres atualmente procura ajuda para recuperar a silhueta. Antes de mais, aconselho sempre as minhas alunas a consultarem um Fisioterapeuta especializado em reabilitação pélvica. É este profissional que deverá fazer alguns testes específicos com vista à avaliação do estado do pavimento pélvico depois do parto. Os testes aplicados pelo Fisioterapeuta podem ser diferentes dos que se fazem antes de se iniciarem aulas de exercício clínico pós-parto.

Assiste-se atualmente a uma obsessão, impulsionada pelas redes sociais, relacionada com a diástese abdominal e uma rápida recuperação pós-parto. No entanto, o exercício clínico pós-parto vai muito além de juntar os retos abdominais (este é o nome dos músculos que se afastam durante a gravidez para dar espaço ao crescimento do feto) e vai muito além da estética. Na realidade, o corpo de uma mulher que foi mãe pode demorar até um ano e meio a recuperar totalmente de uma gravidez e isso é normal. Muito mais do que juntar os retos e diminuir a temida diástase abdominal, no exercício clínico pós-parto o grande foco é sobretudo restaurar o bom funcionamento do cilindro abdominal, com os diversos músculos que o compõem. Isso vai contribuir para evitar futuros problemas de saúde, como sejam as hérnias abdominais, as dores nas costas, a incontinência urinária e até mesmo o prolapso de órgãos internos como a bexiga ou o útero.
Mais do que a estética, assume aqui grande importância a questão terapêutica e funcional proporcionada pelo exercício físico às recém-mamãs, sendo que pode ser recomendável praticar aulas específicas de exercício clínico pós-parto até um ano (ou mais, dependendo dos casos) após ter sido mãe.

Algumas notas para frequentarem as aulas de recuperação pós-parto: As alunas deverão levar roupa confortável, evitando calças largas, uma toalha e uma garrafa de água. Esta aula é feita online. São necessários alguns documentos de saúde materna que serão solicitados antes de se iniciarem as aulas.

Política de cancelamento/alteração em 48 horas. As sessões podem ser reprogramadas sem penalizações, desde que seja dado um aviso prévio de, no mínimo, 48 horas. Se o aviso for feito com menos de 48 horas, a aula não será reembolsada ou transferida.

RSS
Follow by Email
Instagram
WhatsApp