Cátia Rodrigues

Dez sobremesas fit simples e deliciosas que não pesam na balança ;)

Antes de mais, se chegaste até este artigo, quero-te dar os parabéns por seres alguém que preza a sua
saúde, o seu corpo e o seu bem-estar geral! 🙂

Sabias que podes controlar o peso enquanto te permites comer comidas saborosas? Sim, é possível. E esta é apenas uma pequena amostra das centenas de receitas que experimentei ou criei ao longo dos últimos quatro anos de gulodice saudável, na tentativa de adoçar os meus dias livres da forma mais nutritiva e equilibrada possível. Espero que te delicies com estas receitas, tanto como eu e que este artigo te inspire a fazeres escolhas doces e leves na tua vida! 😉

Partilho de seguida a minha lista do Top 10 de Sobremesas leves e cheias de sabor, tendo tido também o cuidado de selecionar muitas opções refrescantes para o Verão:

 

Pudim proteico de chocolate, biscoito e nata 

Ingredientes:

200 ml de água
1 colher-medida de Formula 1 de Biscoito e Nata
1 colher-medida de Formula 1 de Chocolate
1 colher-medida de Mistura de Bebida de Proteína
1 colher-medida de Formula 3
Frutos secos qb

Preparação:

Coloca-se a água a aquecer, até quase ferver. Dispõe-se metade da água num shaker e a outra metade noutro shaker. Num dos shakers, coloca-se a medida de Formula 1 de Biscoito e Nata e no outro a de Formula 1 de Chocolate e divide-se o pó de bebida de proteina entre ambos os shakers, tal como o pó do Formula 3. Bate-se cada mistura separadamente, com a varinha mágica. Dispõe-se, por fim, a massa de biscoito e nata num pote de vidro edepois, por cima desta, a massa de chocolate. Deixa-se repousar durante 10 minutos e leva-se ao frigorífico a noite toda ou ao congelador durante pelo menos 1 hora. Quando se for consumir, coloca-se os frutos secos por cima.

 

Bombons de banana e chocolate 85 % cacau

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

2 Bananas
1 Tablete de chocolate com 85 % de cacau
2 CS de leite de coco
Manteiga de amendoim qb

Preparação:
Derreter o chocolate no microondas durante cerca de 2 minutos. Reservar.
Partir as bananas às rodelas num prato. Por cima de cada rodela, coloca-se manteiga de amendoim (uma colher de café é suficiente) e cobre-se com outra rodela de banana.
Por fim, cobre-se todos os bolinhos com o chocolate previamente derretido. Vão ao congelador durante cerca de 1 hora. Depois disso, os bombons devem conservar-se no frigorífico.
Esta receita é super fácil de fazer, ficou ótima e rendeu 25 unidades.

 

Barras de coco e cacau sem açúcar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes: (barras)

2 chávenas (xícaras) de coco ralado
1/2 lata de leite de coco
2 CS de óleo de coco
2 pastilhas de Stevia

(cobertura)
3 CS de cacau magro sem açúcar
1 CS de mel
8 CS de leite de coco
1 pitada de baunilha em pó

Preparação:
(barras)
Colocar o coco ralado num recipiente e adicionar o leite de coco – onde previamente foram dissolvidas as pastilhas de Stevia – e o óleo de coco. Misturar tudo muito bem até se obter uma pasta facilmente moldável. Com o auxilio de uma espátula, coloca-se a massa numa tábua de cozinha, e molda-se até ficar uma forma retangular. Coloca-se dentro do congelador durante 1h30. Posteriormente, retira-se a massa moldada e corta-se em barras mais ou menos com a mesma largura.
(cobertura)
Colocar o cacau magro sem açúcar numa tigela e adicionar o mel, o leite de coco e uma pitada de baunilha em pó. Misturar bem os ingredientes até se obter uma mistura homogénea. Dispor esta cobertura por cima das barras. Voltar a colocar no frigorifico. Esta receita deu para 8 barras.

 

Tarte gelada de noz e manteiga de amendoim

Ingredientes:
(Base)
90gr de farinha de aveia
90gr farinha de noz
2 CS de cacau magro sem açúcar
4 CS de xarope de caramelo sem açúcar (foi o que usei) ou xarope de áçer
1 CS de bebida de soja

(Cobertura)
2 bananas maduras
250gr de manteiga de amendoim
5 CS de xarope xarope de caramelo sem açúcar (foi o que usei) ou xarope de áçer

(Decoração)
Nozes picadas qb

Preparação:
(Cobertura)
Descascam-se as bananas e partem-se em pedaços para um recipiente. Adiciona-se a manteiga de amendoim e o xarope sem açúcar com sabor a caramelo. Mistura-se todos os ingredientes com a varinha mágica, até resultar numa mousse homogénea. Reservar.

(Base)
Num recipiente, coloca-se a farinha de aveia, a farinha de noz, o cacau magro, o xarope de caramelo sem açúcar e a bebida de soja. Mistura-se bem todos os ingredientes, até ficarem com textura de areia.

Dispõe-se a massa da base num pyrex ou forma de alumínio, onde previamente se colocou folha de alumínio ou papel vegetal. Deve-se calcar bem a massa e cobrir toda a base da forma, para ficar bem firme antes de colocarmos a cobertura.
Por cima desta massa, colocamos o creme de manteiga de amendoim, de modo a ficar espalhado de forma uniforme por toda a base. Vai ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.

 

Mousse de abacate e côco

Ingredientes:
3 abacates pequenos ou 1 grande
2 colheres de sopa de leite de soja
1 colher de chá de óleo de côco
canela qb
adoçantes qb
sumo de limão qb

Preparação:
Batem-se os ingredientes todos com a varinha mágica e coloca-se numa taça. Decora-se com côco ralado.

 

Gelado de banana sem açúcar

Ingredientes:
3 bananas
2 CS de leite de coco
Chocolate negro sem adição de açúcar qb

Preparação:
Descascar as bananas e parti-las em pedaços. Coloca-se as bananas dentro de um saco e depois no congelador, de um dia para o outro. Retirar as bananas do congelador e triturá-las na 1, 2, 3. Passar o puré de banana para um recipiente e adicionar o leite de coco, até se obter um creme homogéneo. Dispor numa taça e colocar chocolate negro ralado por cima. Deve guardar-se depois no frigorífico ou no congelador.

 

Sorbet de meloa


Ingredientes:
1 meloa
1 chávena/xícara de sumo de limão
1 chávena/xícara de água
1 chávena/xícara de mel
Hortelã chocolate para decorar

Preparação:
Partir a meloa em fatias e depois em pedaços pequenos. Coloca-se os pedaços de meloa num saco e deixa-se no congelador durante pelo menos 5 horas. Retira-se a meloa congelada e tritura-se, usando uma picadora elétrica. Coloca-se o granizado da meloa num recipiente, ao qual adicionamos os restantes ingredientes, misturando tudo muito bem.
Por fim, dispõe-se o sorbet numa forma de bolo Inglês ou num recipiente retangular e vai novamente ao congelador durante pelo menos 2 horas. Usei folhas de hortelã-chocolate para decorar o sorbet no momento de servir.

 

Gelado Tropical Proteico

Ingredientes:
2 bananas descascadas congeladas
1 manga madura
25 gramas de Formula 3
2 maracujás

Preparação:
Coloca-se as bananas congeladas, partidas em pedaços, numa trituradora 1 2 3, até ficarem em creme. Passa-se para uma tigela grande e reserva-se.
Descasca-se a manga e parte-se em pedaços para um copo misturador e bate-se com a varinha mágica até ficar em polpa. Acrescenta-se esta polpa ao creme de banana, misturando bem até se obter um creme homogéneo. Por fim, adiciona-se a proteina, envolvendo-se bem no creme e sem deixar grumos. Dispõe-se o gelado em 2 taças e coloca-se a polpa de um maracujá em cada um dos gelados.

 

Brigadeiros Fit de Chocolate e Amendoim (sem açúcar)

Ingredientes:
3 barras proteicas de chocolate e amendoim Herbalife
30 ml de bebida de soja (é para dividir na receita)
2 medidas de Fórmula 1 de Baunilha
Cacau magro sem açúcar qb

Preparação:
Dissolve-se o pó de Fórmula 1 em 15 ml de bebida de soja, mexendo bem até resultar numa mistura homogénea. Reservar.
Partem-se as barras em pedaços para um tacho, adiciona-se 15 ml de bebida de soja e leva-se ao lume brando, até dissolverem. Acrescenta-se a mistura de Fórmula 1 e mexe-se até ficar um creme homogéneo. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Quando a massa estiver fria, molda-se bolinhas, que se passam por cacau magro em pó. Vão ao frigorífico 1 hora.

 

Trufas de cacau proteicas (sem açúcar)

Ingredientes:
5 CS de manteiga de amendoim
5 CS de cacau magro sem açúcar
2 CS de mel
4 CS de Formula 3

Preparação:
Coloca-se a manteiga de amendoim num recipiente e adiciona-se o cacau em pó. Envolve-se cuidadosamente ambos os ingredientes. Acrescenta-se a proteína Formula 3 e o mel, misturando bem com os restantes ingredientes. Desta massa, fazem-se trufas. Esta receita deu para 12 trufas e é deliciosa.

Outros artigos que talvez te interessem:

7 Segredos para te sentires bem enquanto perdes peso

A verdade que nunca ninguém te contou sobre como controlar o apetite

Os meus 7 hábitos para ter uma barriga definida

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.