Cátia Rodrigues

Descobre como a falta de descanso está a arruinar o teu bem-estar e forma física

O descanso faz parte essencial da base na qual assenta o nosso bem-estar, a par da alimentação, atividade física, hidratação e suplementação adequada. No entanto, são muitas as pessoas que subestimam a importância de uma boa noite de sono, seja porque os dias são muito corridos e cheios de tarefas a fazer, seja porque muitas vezes pensam, erradamente, que se pode “substituir” o descanso por bebidas à base de cafeína ingeridas durante o dia seguinte.

O sono é tão importante que existe toda uma indústria de químicos que “obrigam”, de forma artificial, as pessoas a dormirem, uma função que deveria ser natural no ser humano. Somos o único animal que deita e pensa. Todos os outros deitam-se e adormecem em qualquer lado, porque estão alinhados e em sintonia com a Natureza. Nós afastámo-nos da Natureza e dos seus ciclos.

O que é o Homem tem que os outros animais não têm? Stress!

O stress é o resultado de um período de grande esforço sem o descanso adequado. Sabe-se que um dos sintomas do stress é a insónia e daqui se cria um ciclo vicioso: o stress leva à insónica, a insónia leva ao stress e assim sucessivamente, podendo desencadear desequilíbrios graves para a saúde física e mental.

O repouso é fundamental para nos sentirmos bem, para termos energia diariamente, para mantermos um bom desempenho intelectual e cognitivo e termos um sistema imunitário forte. Idealmente, um adulto deveria dormir entre 7 a 8 horas por noite. A privação do sono causa stress, ansiedade, mau humor, proporciona o acumulo de gordura. E se não dormirmos o suficiente, o organismo também aumenta a produção de radicais livres, moléculas que degradam as nossas células, provocando o envelhecimento precoce.

Em termos hormonais, dormir pouco várias noites seguidas, é o suficiente para aumentar a resistência à insulina – o que poderá desencadear diabetes tipo 2 – e para aumentar a segregação de grelina, que é uma hormona que leva ao aumento da aumentar a vontade de comer, contribuindo assim para o aumento de peso.

Por outro lado, a melatotina, hormona que é produzida naturalmente pelo organismo, e que tem como principal função regular e melhorar a qualidade do sono, desempenha um papel também um papel fundamental no descanso. A melatotina é produzida pela glândula pineal, e só é ativada quando não há estímulos luminosos, ou seja, só ocorre à noite. Por isso, é importante, antes de ir dormir, evitar luminosidade e estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina. Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e, como tal, os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos.  Existem suplementos que estimulam a produção de melatotina, mas têm imensos efeitos secundários. Se sofres de problemas de sono, aconselho-te Reiki, que é um método de cura Japonês, que ajuda a equilibrar o organismo em termos energéticos e cujo efeito na cura de distúrbios do sono é muito eficaz.

O descanso é, portanto, indispensável para a manutenção de uma boa forma física, designadamente, para a recomposição das células e a manutenção e crescimento muscular saudável. Na realidade, é durante o sono que o organismo dá resposta à sinergia entre a alimentação e atividade física à qual nos dedicamos durante o dia. Sem o descanso adequado, por mais aulas que faças no ginásio e por mais calorias que queimes diariamente, é altamente provável que não sintas grandes mudanças na tua composição corporal, o que te poderá deixar desanimada.

Em suma, a falta de descanso implica consequências como imunidade baixa, menor produtividade, falta de concentração, menor coordenação motora, dificuldade em tomar decisões, irritabilidade, muita fome e dificuldade em controlar o peso. Então, se queres manter bons níveis de energia diariamente, ter uma saúde de ferro e uma boa forma física, toca a dormir bem!

Outros artigos que talvez te interessem:

10 afirmações positivas poderosas para conquistares uma saúde perfeita

6 Benefícios do Reiki para o bem-estar do corpo e da mente

 

3 crenças limitadoras que te estão a impedir de estar em forma

O excesso de peso pode ser um desafio de desenvolvimento pessoal

 

7 Segredos para te sentires bem enquanto perdes peso

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.