Cátia Rodrigues

Como manter a forma física durante o confinamento?

O segredo está nas tuas ROTINAS DIÁRIAS! 😉

Adopta uma das seguintes estratégias:

Já treinavas de forma consistente?

– Mantém os teus hábitos de treino, recorrendo à ajuda do teu treinador na planificação de um treino ajustado ao teu objetivo e também ao tipo de materiais de que dispões para treinar em casa.

– Se já tinhas cuidados com a alimentação, ou seguias um plano alimentar, continua a seguir os mesmos parâmetros e regularidade na distribuição diária de refeições, sem fazer grandes desvios. Cada pessoa tem o seu metabolismo e convém salientar que, passando mais tempo em casa, gastamos menos calorias também. Recorrer à ajuda de um nutricionista para rever a tua alimentação é sempre um bom investimento.

– Mantém hábitos regulares de sono e dorme pelo menos 7 horas diárias. Pode ser desafiante, porque devido ao tempo livre facilmente se cai na tentação de se ficar acordado até mais tarde, a ver só mais um episódio “daquela série”, só mais um filme… Mantém em mente que o corpo gosta de rotina.

Estás uma pessoa sedentária?

– Existem diversas razões que levam as pessoas a serem sedentárias, sendo a falta de tempo para treinar uma das principais razões apontadas para isso. Se é o teu caso e tens realmente interesse em melhorar a tua forma física, o confinamento pode ser a oportunidade perfeita para criares uma rotina de treino. Fala com um treinador certificado, para definir um plano de treino ajustado ao teu objetivo, nível físico e eventuais condicionantes de saúde ou patologias que possas ter. E foge dos treinos populares de “influencers” e “coachs” do Instagram, cuja formação em fitness é inexistente.

– Passar mais tempo em casa, também significa termos mais tempo livre para fazer algo muito saudável e útil para a vida: aprender a planificar refeições diárias/semanais até que se torne um hábito simples. Isso evita que acabemos a mandar vir pizzas e outro tipo de comidas calóricas para casa. Recorre à ajuda de um nutricionista para fazer um plano de alimentação ajustado ao teu objetivo, gostos e rotina.

– Se já tinhas uma boa rotina de sono, apenas tens de a manter e dormir pelo menos 7 horas diárias. Se ainda não o fazes, experimenta pôr em acção hábitos saudáveis de sono, com horários regulares para ir dormir e acordar. Tal como referi acima, o corpo gosta de rotina. O nosso corpo é a nossa primeira casa, uma casa para a vida que deve e merece ser cuidada diariamente por nós próprios, sendo que não podemos delegar essa responsabilidade a mais ninguém. Os nossos primeiros “cuidadores” somos nós mesmos.

O nosso corpo funciona bem quando existe uma rotina de actividade física regular, de alimentação nutritiva e personalizada, e também quando lhe damos o devido descanso, tão importante quer no aspecto físico, quer no mental.

Outros artigos que talvez te interessem:

Segue-me nas redes sociais! 🙂
error1
Tweet 20
fb-share-icon20

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error

Gostaste deste blog? Partilha com quem mais gostas :)

RSS
Follow by Email
Instagram
WhatsApp